Não Complique! Escreva de Forma Simples

by Jun 16, 2016

Espa_o_po_ticoOs conteúdos são para ser lidos. Mas cada vez menos as pessoas querem ler textos longos, por isso tem que expressar as suas ideias de forma mais resumida e controlada, para que se vejam espaços brancos entre as frases e imagens coloridas que tornam mais fácil a leitura.

Se o que escreve não for lido, não tem qualquer vantagem em escrever, certo?

Além disso, as pessoas que se envolvem nos seus textos, na maioria das vezes convertem-se em clientes.

Elementos Essenciais Quando Escreve


Há 6 coisas que fazem com que um artigo tenha qualidade:

  • Parágrafos curtos
  • Separar as ideias com títulos a bold e com letra maior
  • Escrever a preto em fundo branco
  • Utilizar para escrever uma conversa natural
  • Utilizar títulos apelativos
  • Utilizar uma imagem atrativa no início da página

O seu objetivo é mostrar às pessoas algo que está no conteúdo do texto. E há uma grande diferença entre mostrar e explicar.

Por exemplo,

Opção 1:  Mostre às pessoas como criar um site em 30 segundos apresentando imagens associadas ao processo.

Opção 2: Explique às pessoas o que é e como funciona a criação de um site em 30 segundos.

O que é que acha que produz mais efeitos e tem mais benefícios para o leitor? Sem dúvida que o “mostrar” terá muito mais impacto e faz com que o seu conteúdo tenha mais credibilidade.

Quando escreve conteúdos, o seu objectivo deverá ser ajudar as pessoas.

Já pensou que, independentemente do nicho de mercado do seu site, pode construir um negócio só por ajudar pessoas?

conteudo-qualidade-798x526Quando MOSTRA alguma coisa às pessoas em vez de lhes dizer, está a ensiná-las e a transmitir confiança aos seus leitores.

E a confiança faz com que leitores se convertam em clientes, facilitando uma eventual venda!

Como vê, a forma como apresenta um artigo no seu post ou página pode fazer a diferença entre alguém que o lê e alguém que olha e sai de imediato da página.

Quanto mais agradável à vista e quanto melhor for a qualidade do conteúdo, mais leitores vai atrair e mais comentários vai receber no seu site.

Pense sempre que do outro lado está um leitor e o objetivo é proporcionar um ambiente apelativo à leitura. Quanto mais simples e fácil de ler for o seu artigo, mais interessante e pessoal se torna e mais pessoas vão estar efetivamente interessadas em lê-lo.

E, como, sabe, mais leitores, conduz a mais clientes!

Artigos Atrativos = Mais Leitores


Uma coisa que deve ter o cuidado de fazer é tentar melhorar continuamente os conteúdos já existentes do seu site. Pessoalmente, assim que escrevo um artigo, publico-o logo de imediato e depois vou fazendo pequenas alterações e aperfeiçoando os textos regularmente.

fizzy-seo-conteudo-qualidade-resultadosAcho que não se deve perder muito tempo a tentar publicar o artigo perfeito, sem quaisquer erros, com a pontuação toda correta… é preferível perder esse tempo a escrever um novo artigo, não acha?

No entanto, se já tem um site e os seus artigos não cumprem os 6 critérios que referi, penso que deve rever todas as suas páginas para assegurar que cada uma delas cumpre as regras básicas de qualidade de um artigo.

Experimente fazer o que chamo de “exercício do visitante” – entrar no seu site como se fosse um visitante que está a pesquisar algo e que pela primeira vez entra no seu site:

As suas páginas transmitem-lhe confiança e credibilidade? Tem a sensação que vai encontrar o que procura, quando o visita? Sente-se envolvido pelo ambiente proporcionado pelo site, pela leitura, pelas imagens?

Se isso não acontecer, aconselho a que faça algumas alterações e ajustamentos. O “exercício do visitante” é excelente se nos conseguirmos alhear (dentro do possível) do facto de sermos o autor do site.

Costuma resultar sempre, e mesmo depois de fazermos as adaptações, se uns dias depois consultar o site nessa perspectiva, vai ver que há sempre alguma coisa que vai achar que pode melhorar.

Deixe os seus comentários em baixo e, se tiver alguma questão, partilhe as suas dúvidas, pois terei todo o gosto em ajudá-lo/a.

nome