Como Vender Artesanato na Internet

by Mar 17, 2016

Faz peças de artesanato e é bom nisso?

artesanato2Já pensou em partilhar as suas peças de artesanato com o mundo, vendendo-as na internet?

O que acha disso?  Seria Excecional!

Há muitas formas de o fazer. Uma das formas mais populares de vender as suas peças na internet é através do site www.etsy.com, um site especializado em compra e venda de artesanato.

No entanto, apesar de ser fácil colocar aí as suas peças à venda, esta abordagem pode ter algumas desvantagens. Muitos artesãos entendem que ter o seu próprio site é a melhor abordagem para vender os seus produtos e criar uma relação de proximidade com os seus clientes.

Veja a seguir qual a melhor opção para si!

Vender Artesanato no Etsy


bijouteria2O Etsy é um site onde se pode comprar e vender produtos, trabalhos de arte e materiais artesanais.

Se fizer uma pesquisa na internet irá encontrar muitos sites nacionais e/ou internacionais onde poderá expor e/ou vender os seus artigos artesanais, no entanto, o Etsy é, sem dúvida, o mais popular de todos.

Vantagens:

  • Inscrição e preço: É fácil e gratuito inscrever-se no Etsy.
  • Processo de venda: É fácil colocar os produtos à venda.
  • Comunidade: É uma comunidade de vendedores que se dedicam ao mesmo ramo de actividade e que se ajudam mutuamente, onde poderá efectuar muitos contactos com pessoas que têm os mesmos interesses.

Desvantagens:

  • Concorrência: O Etsy é um site de vendas onde terá imensa concorrência de outros artesãos e produtos, o que torna difícil efectuar vendas. As ofertas são tantas que o cliente terá que escolher exatamente o seu entre muitos outros produtos que lhe são oferecidos.
  • Fidelização do cliente: Não fideliza os seus clientes pois não tem um site onde os clientes se possam inscrever.
  • Versatilidade: Está limitado na apresentação que quer dar aos seus produtos pelas opções de design do site. Existem alguns templates disponíveis dos quais poderá escolher um, o que limita as suas opções de marketing e a possibilidade de se expandir e fidelizar os seus clientes através de um site só seu.
  • Preço: Paga 3 comissões por vender um artigo:

– A comissão por colocar à venda o artigo é €0,18;

– Depois de ser vendido paga uma comissão de transacção de 3,8% sobre o preço de venda;

– Comissão de processamento de pagamento: paga 4% acrescido de €0,30.

Vender Artesanato no seu Próprio Site


_brincos__b28b29b30_-300x300

A forma mais rápida de colocar à venda os seus produtos, poderá ser num site como o Etsy, no entanto, se optar por ter o seu próprio site poderá usufruir de outros benefícios que valem a pena. Vejamos:

Vantagens:

  • Pode criar um site em poucos minutos e gratuitamente; Veja aqui como.
  • O site é só seu: Não terá que obedecer a quais regras estabelecidas por outros, pois o site é completamente controlado por si.
  • Não paga comissões: Poderá colocar um número ilimitado de artigos à venda sem pagar quaisquer comissões, pelo que o produto da venda é integralmente seu.
  • Imagem de marca: Pode escolher uma marca para os seus artigos, um design com o look e as cores que entender, para tornar os seus produtos mais apelativos para o visitante. Sem dúvida que terá mais oportunidades de marketing com o seu próprio site.
  • Só estão à venda os seus produtos: Os visitantes só poderão comprar os seus produtos, e não serão tentados a comprar outras peças de artesanato da concorrência.
  • Reputação no mercado: Se tiver o seu próprio site com uma boa apresentação, será considerado pelos visitantes como um vendedor com reputação no mercado. Ter o seu próprio URL (um site www) confere ao seu negócio um aspeto profissional, no qual poderá melhor apresentar as suas peças de arte em múltiplas imagens e descrevê-las minuciosamente, indicando pormenores interessantes como materiais e técnicas utilizadas, tempo dispendido, etc
  • Fidelização dos clientes: Passará a ter clientes fidelizados que visitam regularmente o seu site, criando uma base de dados de clientes certos que poderá contactar em caso de novos produtos, promoções ou eventos.

Desvantagens:

  • Rapidez: Numa primeira fase não será tão rápido como colocar à venda um artigo no Etsy, no entanto, depois de ter criado o seu site, será igualmente rápido.
  • Apresentação regular de novidades: Com clientes fidelizados terá que apresentar e colocar regularmente novas peças de artesanato à venda no seu site, para que os seus clientes não percam o interesse e continuem a visitar o site em busca de novidades.

Como Criar o Seu Site em Poucos Minutos


Uma das principais razões para as pessoas colocarem à venda os seus produtos no Etsy não é mais do que o receio de pensar que fazer um site é um desafio muito complicado e que não dominam.

Talvez há alguns anos atrás fosse de facto assim, pois para fazer um site era necessário ter conhecimentos específicos em programação e informática.

Contudo, a realidade atual é bem diferente. Fazer um site é algo extremamente fácil e faz-se em minutos utilizando uma ferramenta muito conhecida – o WordPress.

Não precisa sequer de ter quaisquer conhecimentos técnicos de informática ou programação. Ter um site, hoje em dia, está ao alcance de um click!

Pode ter o seu site AGORA MESMO e GRATUITAMENTE!

Basta introduzir o nome que pretende para o seu domínio (site)  na janela que segue e já está!

Se precisar de alguma ajuda não hesite em contactar e prestar-lhe-ei toda a ajuda que for necessária. Deixe os seus comentários em baixo e coloque todas as dúvidas que pretende ver esclarecidas 🙂