Trabalha em Casa? Tem Filhos? Como Maximizar o Seu Trabalho.

by | Mar 3, 2017 | Trabalhar Em Casa | 4 comments

Ter o privilégio de trabalhar em casa a tempo inteiro é fantástico e tem muitos benefícios, mas também pode ser muito stressante se tiver crianças em casa. A forma como gere o seu tempo pode fazer toda a diferença para que consiga ter o seu trabalho feito no fim do dia.

A verdade é que se você passar o dia todo sentado no escritório, provavelmente deve ter o trabalho feito no fim do dia. Mas já pensou quanto tempo é que precisou na realidade para fazer esse trabalho? E quanto tempo é que perde em distrações como o Youtube, Facebook e outras redes sociais?

Se experimentar organizar antecipadamente o seu dia, provavelmente vai chegar à conclusão que consegue fazer o mesmo trabalho em 2 horas, em vez de passar 8 horas sentado ao computador.

Mas nem todos somos iguais, funcionamos de formas diferentes e cada um ao seu ritmo, por isso vou ajudá-lo a ser mais produtivo e a maximizar o seu trabalho, ficando com mais tempo para relaxar.

 


1. Programe o seu Dia

Programar é uma das coisas mais importantes que deve fazer. Não tenha dúvidas que se programar o seu trabalho os seus níveis de produtividade serão mais elevados.

Mas não chega! Tem que cumprir o programa que estabeleceu. O ideal é fazer uma espécie de horário num quadro ou numa folha de papel e coloca-la num local visível que esteja sempre a ver. Não imagina o impacto que uma programação escrita e visível pode ter num negócio.

Eu descobri que estabelecer um programa e colocá-lo à minha frente, me torna muito mais produtiva, pois faz-me cumpri os objetivos a que me propus.

2. Estabeleça Objetivos

Não interessa quanto tempo tem para cumprir o objetivo, o importante é fixar objetivos. E não basta estabelecê-los mentalmente, é muito importante que os escreva numa folha e a coloque num local onde olhe para ela regularmente.

Eu utilizo um quadro branco que tenho em frente ao computador onde anoto os meus objetivos para um dia, para um mês, ou qualquer outro período de tempo adequado para a tarefa.

Objetivos são aquilo que nos move e que nos faz avançar. Estabeleça alguns objetivos para o seu trabalho, de curto e longo prazo e escreva-os.

 

3. Trabalhar com Crianças em Casa

Quem tem filhos como eu sabe como é difícil trabalhar com as crianças em casa. Se estiverem acordadas estamos sempre preocupados, por isso somos muito menos produtivos no trabalho.

No meu caso, costumo trabalhar à noite depois das crianças irem para a cama. Quando elas andam pela casa, nem vale a pena tentar trabalhar, pois parece-me tempo perdido. Além disso ficamos stressados por tentar trabalhar sem resultado e acabamos por ficar irritados, o que não é nada bom.

Para mim a grande vantagem de trabalhar em casa é passar mais tempo com a família, por isso o melhor é aproveitar os momentos de família e trabalhar quando as crianças estão na escola ou quando estão a dormir.

4. Fazer Exercício Físico

Isto é das coisas mais difíceis para quem tem um emprego por conta de outrem. Mas não deve ser um problema para quem trabalha em casa.

Quando trabalhamos em casa, nós decidimos o que fazemos e quando fazemos. Acha que o exercício físico está no topo da lista das nossas coisas a fazer? Provavelmente não!

Precisa de se convencer que o exercício físico é uma prioridade e de ter força de vontade e persistência para praticar regularmente.

É saudável para exercitar e tonificar o seu corpo, mas também beneficia a sua saúde mental: Corpo são, mente sã.

Se fizer exercício físico, consegue produzir muito mais. Depois de deixar os meus filhos na escola, vou sempre andar uns quilómetros de bicicleta. Quando volto para casa, tomo um duche e estou pronta para um dia de trabalho produtivo!

Se esta rotina não acontecer, fico em casa a arrastar-me e acabo por adiar o trabalho que devia fazer…

Fazer exercício físico funciona!

5. Descanse

Lá porque trabalha em casa não quer dizer que pode ficar acordado até tarde a ver filmes ou a jogar com as crianças até tarde todos os dias.

Para quem gosta de trabalhar a noite toda, não se esqueça que uma boa noite de sono é meio caminho andado para aumentar a sua produtividade.

Além disso, a ciência diz que o sono perdido não se recupera. Não é à toa que lhe chamam o sono da beleza. O sono revitaliza, por isso durma bem.

 

6. Criar um Bom Ambiente de Trabalho

É bom ter o seu espaço de trabalho.

Se não tem um escritório em casa, arranje um espaço para colocar a sua mesa de trabalho com o seu computador, onde não seja incomodado quando está a trabalhar.

Para que se consiga concentrar deve escolher uma zona da casa onde tenha privacidade e sem barulho.

7. Coma Comida Saudável

Tal como o exercício físico, isto é algo que deve ser integrado no estilo de vida de quem trabalha em casa.

Se comer estufado ou fritos, ou comidas com gordura, muito calóricas, com certeza que não se vai sentir com energia.

Os maus hábitos alimentares e pouco saudáveis são pouco energéticos e, por isso, ficamos com uma sensação de cansaço, que conduzem a baixos níveis de produtividade.

É claro que é muito saboroso comer um bolo, e depois um gelado num dia quente, mas, que tal uma salada de frutas ou um sumo de frutas fresco ou uma limonada? É ótimo e refrescante!

Não só fica com mais energia para produzir mais, mas também para brincar com os seus filhos ou fazer aquilo que gosta!

Acredito que pode não ser fácil ter hábitos alimentares muito saudáveis, mas pode sempre tentar cortar em algumas coisas, certo?

8. Desligue as Distrações

Eu não sei como é consigo, mas ter a TV ligada, com o barulho de fundo, enquanto estou a tentar trabalhar não trás nada de positivo. Seja um canal de desenhos animados que as crianças estão a ver ou seja um canal de desporto. Não há forma de me concentrar no meu trabalho se está a dar qualquer coisa interessante ou nada interessante na TV, como barulho de fundo.

Algumas pessoas gostam de trabalhar com música, mas nem toda a gente se consegue concentrar. Veja o que funciona ou não melhor consigo e faça com que aconteça ao longo do seu dia de trabalho.

9. Feche as Janelas (Windows) Que Não São Necessárias

Estou a partir do princípio que trabalha num computador e que tem acesso à internet.

Posso estar enganada, pois pode não ser o seu caso. Mas quando estou a trabalhar tenho sempre demasiadas janelas abertas. Acho que vou precisar de consultar essas páginas a qualquer momento, mas não passam de distrações.

Se quero terminar o meu trabalho, o Facebook e todas as outras páginas precisam de ser fechadas. É necessário minimizar as distrações, pois tenho tendência para clicar nessas páginas mesmo que não precise.

Se quer estar concentrado e não ter distrações, deixe o que precisa aberto e feche todas as restantes páginas.

Não minimize. Feche mesmo!

10. Afaste-se do Smarphone

Não tem que ser de forma permanente, mas quando estiver a trabalhar não tenha o smartphone perto de si.

As mensagens de Whatsapp, Instagram, Facebook, etc, vão estar sempre a disparar e não vai conseguir concentrar-se…

Confie em mim, as mensagens podem esperar! E isto é a maior distração atual dos nossos dias. Não só para quem trabalha em casa, mas para toda a gente que tem um smartphone!

Acha que é imprescindível que o smartphone esteja ao seu lado? Perdoe-me por discordar…

Se estiver a trabalhar, não há nada mais importante do que terminar o que está a fazer.

Acredito que 1% das pessoas realmente precise de ter o smartphone ao seu lado, mas em 99% dos casos tenho a certeza que o smartphone será apenas uma distração.

Trabalhar Em Casa Não É Fácil

 

Eu adoro trabalhar em casa. Mas as distrações são muitas e não é fácil concentramo-nos exclusivamente no trabalho que temos para fazer. Não há dúvida que se seguir algumas destas ideias, pode tornar-se muito mais produtivo.

Todos nós temos alguns truques que nos ajudam a tornar as coisas mais fáceis, e você também deve ter alguns, certo?

Quais são os truques que utiliza? Deixe em baixo a sua mensagem.

Terei todo o gosto em conhecer os seus métodos “anti-distração”!