Escrever para a Internet

by May 22, 2016

Como escrever conteúdo para o seu site


O que  é preciso para escrever bons conteúdos?

Que qualidades é preciso ter para escrever bem e sobre que assuntos escrever?


Há três coisas  que penso que são essenciais para escrever bem:

.1. Paixão

Quando se faz algo que não gostamos não é nada divertido. É bom sentir prazer naquilo que fazemos, seja um desporto, um hobby ou qualquer outra coisa. Se tiver que optar entre fazer duas coisas, certamente irá escolher a que mais gosta, certo?

Quando se aplica esta ideia ao marketing online, o que acontece muitas vezes é que as pessoas escolhem um nicho que não adoram. Preferem fazer um nicho baseado naquilo que acham que é mais rentável em vez de escolher uma área/tema que as apaixone. Como é obvio, isto leva a muito menos sucesso, pois é a paixão que conduz ao sucesso e não o nicho que escolhe! Por isso pode ter sucesso em qualquer nicho, desde que seja aquilo que adora.

.2. Prática

Como já se dizia antigamente, a prática leva à perfeição. Será difícil ser perfeito em alguma coisa, mas não há dúvida que quanto mais praticar, mais perto fica da perfeição.

E se praticar qualquer coisa que adore, então tornar-se-á um expert na matéria. Eu acredito seriamente nisto, por isso quanto mais praticar aquilo que gosta, mais depressa chegará onde quer!

.3. Participação

É muito importante ser interativo com as pessoas para quem escreve.  Se quer que as pessoas participem, tem que fazer com que elas participem. Peça aos seus leitores para fazerem comentários e exporem as suas dúvidas no seu blog. Peças às pessoas para partilharem. Provoque as pessoas, faça com que elas falem do seu site. Dê a sua própria opinião sobre o assunto. Quanto mais envolver as pessoas, mais pessoas vão ler as suas páginas!

Formas de escrever


conteudo-qualidade-798x526Quando pensamos em escrever, pensamos em utilizar todos os conhecimentos que aprendemos na escola, de forma a utilizar a melhor redação possível e o português mais correto, compondo frases complexas e elaboradas para impressionar, não é?

No entanto, ponha-se no lugar do leitor. As pessoas não gostam de ler textos longos e complicados. Os blogs mais populares são escritos de uma forma simples. Por isso não escreva textos complicados ou muito elaborados, nem utilize expressões “caras”. Escreva de uma forma corrente, como se estivesse a falar com os seus leitores.

São eles que vão decidir se querem ou não ler o seu blog e, se for aborrecido, não lêem! E são eles também que vão interagir consigo, deixando bons comentários, certo?

E não se esqueça que se os seus visitantes gostarem do que lêem vão partilhar com os seus amigos e relacionados!fizzy-seo-conteudo-qualidade-resultados

Tudo isto é demasiado importante!

Se o leitor gostar, cada pessoa com quem partilham é um potencial seguidor do seu site. E isto é sinónimo de sucesso online.

Por isso escreva sobre aquilo que realmente gosta, pois os leitores vão sentir essa vibração quando lerem as suas páginas. Os seus blogs podem fazer a diferença. Pode ajudar as pessoas. Pode ensinar as pessoas. E ao mesmo tempo diverte-se a fazer aquilo que adora! E as pessoas lêem!

É fantástico, não é?

Para ser franca, ter o privilégio de ter um seguidor que lê aquilo que escrevemos e que se preocupa com o que pensamos é extraordinário. E se tiver umas centenas, quer dizer que está mesmo no caminho certo!

Em conclusão, não complique, escreva sobre o que o apaixona, e deixe-se levar…

Se quiser deixar algum comentário ou questão, terei todo o prazer em responder-lhe.

nome