Escrever para a Internet
Como escrever conteúdo para o seu site
O que é preciso para escrever bons conteúdos?
Que qualidades é preciso ter para escrever bem e sobre que assuntos escrever?
Há três coisas que penso que são essenciais para escrever bem:
.1. Paixão
Quando se faz algo que não gostamos não é nada divertido. É bom sentir prazer naquilo que fazemos, seja um desporto, um hobby ou qualquer outra coisa. Se tiver que optar entre fazer duas coisas, certamente irá escolher a que mais gosta, certo?
Quando se aplica esta ideia ao marketing online, o que acontece muitas vezes é que as pessoas escolhem um nicho que não adoram. Preferem fazer um nicho baseado naquilo que acham que é mais rentável em vez de escolher uma área/tema que as apaixone. Como é obvio, isto leva a muito menos sucesso, pois é a paixão que conduz ao sucesso e não o nicho que escolhe! Por isso pode ter sucesso em qualquer nicho, desde que seja aquilo que adora.
.2. Prática
Como já se dizia antigamente, a prática leva à perfeição. Será difícil ser perfeito em alguma coisa, mas não há dúvida que quanto mais praticar, mais perto fica da perfeição.
E se praticar qualquer coisa que adore, então tornar-se-á um expert na matéria. Eu acredito seriamente nisto, por isso quanto mais praticar aquilo que gosta, mais depressa chegará onde quer!
.3. Participação
É muito importante ser interativo com as pessoas para quem escreve. Se quer que as pessoas participem, tem que fazer com que elas participem. Peça aos seus leitores para fazerem comentários e exporem as suas dúvidas no seu blog. Peças às pessoas para partilharem. Provoque as pessoas, faça com que elas falem do seu site. Dê a sua própria opinião sobre o assunto. Quanto mais envolver as pessoas, mais pessoas vão ler as suas páginas!
Formas de escrever
Quando pensamos em escrever, pensamos em utilizar todos os conhecimentos que aprendemos na escola, de forma a utilizar a melhor redação possível e o português mais correto, compondo frases complexas e elaboradas para impressionar, não é?
No entanto, ponha-se no lugar do leitor. As pessoas não gostam de ler textos longos e complicados. Os blogs mais populares são escritos de uma forma simples. Por isso não escreva textos complicados ou muito elaborados, nem utilize expressões “caras”. Escreva de uma forma corrente, como se estivesse a falar com os seus leitores.
São eles que vão decidir se querem ou não ler o seu blog e, se for aborrecido, não lêem! E são eles também que vão interagir consigo, deixando bons comentários, certo?
E não se esqueça que se os seus visitantes gostarem do que lêem vão partilhar com os seus amigos e relacionados!
Tudo isto é demasiado importante!
Se o leitor gostar, cada pessoa com quem partilham é um potencial seguidor do seu site. E isto é sinónimo de sucesso online.
Por isso escreva sobre aquilo que realmente gosta, pois os leitores vão sentir essa vibração quando lerem as suas páginas. Os seus blogs podem fazer a diferença. Pode ajudar as pessoas. Pode ensinar as pessoas. E ao mesmo tempo diverte-se a fazer aquilo que adora! E as pessoas lêem!
É fantástico, não é?
Para ser franca, ter o privilégio de ter um seguidor que lê aquilo que escrevemos e que se preocupa com o que pensamos é extraordinário. E se tiver umas centenas, quer dizer que está mesmo no caminho certo!
Em conclusão, não complique, escreva sobre o que o apaixona, e deixe-se levar…
Se quiser deixar algum comentário ou questão, terei todo o prazer em responder-lhe.
Since I am write content regularly for my website, I found your post helpful. I agree with you that when we write, we must try to help people. The internet has become a place where millions of people go to when they need help and if we are writing great content then we are helping them. Thanks for your post!
Hi Rodney,
Thank you for you comment. It’s true! When you write content you write for millions of people and you want to be helpful for your readers. If they like what they read they ask for more and they share it with their friends!
It’s amazing what we can do with our website!
Thanks
Alex